segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Projecto Equipa B

Sou um dos grandes defensores da Equipa B e sempre fiquei extremamente contente, quando o projecto resolveu ser criado, mas uma equipa com a marca do FC Porto, tem de ser uma equipa vencedora e os atletas, habituarem-se a ganhar e incutirem rotinas de vitória!

Posto isto, existe muita coisa a fazer nesta B, pois não é admissível termos 5 jogos 0 Vitória, 3 Empates e 2 Derrotas (2º com a averbada hoje por 3-0 no reduto da Oliveirense).

O elenco da B tem alguma qualidade mas é deficitária em muitos sítios... Um GR que saiba jogar com os pés e sair a bola paradas; dois laterais decentes (Mbola pode ser para a esquerda mas foi expulso hoje aos 5 minutos e perdeu esta oportunidade de se mostrar); Um trinco a sério, pois Mikel não serve; Médios centro com outra dinâmica de pressão e de ocupação de espaços.

São muitas falhas que os B's tem que justificam o lugar que ocupam... agora, os B's não é para serem os A's mas são para lá chegarem e é só para isso que eles servem.

Depois temos os A's que devem ser usados nos B's para ganhar ritmo de jogo e aqui coloco 3 jogadores, que como os nossos rivais já o fazem e muitíssimo bem, já deveriam estar á muito a jogar nos B's para não perderem ritmo e evoluírem em competição... são eles Abdulaye Ba, Iturbe e Kelvin.

3 jogadores que ou por excesso de opções (Ba) ou porque o treinador imbicou para ali (Iturbe) ou porque precisa de crescer tacticamente (Kelvin) devem jogar na B e acrescentar a qualidade e experiência, que esta equipa precisa desesperadamente e acima de tudo, mostrar a Vítor Pereira que está errado por não os convocar para a A.

Espero que na próxima jornada em Gaia, os não convocados jovens da A, já joguem pela B, pois não podemos por lei subir de divisão, mas podemos descer e neste momento estamos apenas 1 lugar acima da 1ª posição de descida e este projecto da B perderia todo o seu propósito, se descêssemos de divisão.

Temos de aproveitar os jovens melhores da A, para formar melhores jogadores na B e ao mesmo tempo revitalizar esses jogadores não convocados da A... tão simples quanto isso

7 comentários:

  1. « temos de aproveitar os jovens melhores da A, para formar melhores jogadores na B e ao mesmo tempo revitalizar esses jogadores não convocados da A... tão simples quanto isso »

    caríssimo,

    às vezes não é tão "simples" quanto isso; por exemplo: apesar de serem jogadores pagos pelo clube, e se um jogador internacional como o Iturbe recusar alinhar pela equipa B (e por muito que as razões que invocas no post sejam válidas)? como fazer numa situação como essa? ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fácil... deveria ter sido emprestado a uma equipa da primeira divisão.

      Portanto e como disse acima é muitíssimo simples... num clube organizado como acredito ser o Porto.

      Estamos de acordo não, Miguel?

      Eliminar
    2. portuguesa ou estrangeira?
      (pergunta suplementar: quem suportaria os salários do jogador?) ;)

      Eliminar
    3. Rio Ave por exemplo e como sempre o fizemos, se fosse portuguesa seriamos nós a 75%-80% e se fosse estrangeira, como ainda pagariam pelo empréstimo como sempre o fazem pois Iturbe não ganha nada de outro mundo.

      O Modelo de negócio do Benfica baseia-se exactamente nisso... compra camiões de jogadores e empresta a realizar mais valias e à espera que um ou outro possa evoluir para voltar à equipa principal, no entanto se assim não for, já nem ficam chateados, pois estão a realizar sempre mais valas.

      Eliminar
    4. a)
      hipótese Rio Ave
      mudou recentemente de treinador, o qual (ainda) não tem o traquejo suficiente para potenciar jovens jogadores como o Carlos Brito, por exemplo

      b)
      hipótese estrangeira
      talvez fosse a mais viável, no presente.
      aí estamos de acordo :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  2. na hipótese A) acabamos de mandar para lá o Ukra por empréstimo e o Rio Ave é das melhores equipas deste campeonato, pelo menos tem um conjunto de atletas para o fazer.

    Agora com a Saída de Hulk, tudo passa a ser diferente e falta saber se o VP aprende de uma vez, a formar jogadores, pois vai precisar de formar uma vedeta rapidamente, chame-se ela Atsu, Iturbe ou Kelvin, pois Varela não me parece

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também estou de acordo ;)

      no fundamental:
      confiança!
      (em quem gere os destinos do clube há 30 anos; na "estrutura" - de gestão desportiva, também; em quem tem mais responsabilidade técnica do que nós)

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar