sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Equipas B - Um solucção ou o fim de tudo?!?!

Hoje quero falar de um assunto mais abrangente... mais que o FC Porto, mesmo a nível nacional.

Ao que tudo indica, as equipas B's devem estar para arrancar na próxima época na Liga Orangina.

Eu sou um defensor completo das equipas B's como forma de defender o jovem português, e permitir a ele evoluir numa Liga Profissional (Orangina), com competição a sério, e estar sempre disponível para integrar as convocatórias da Equipa A caso a sua evolução o justifique ou caso seja necessário.

Vejo isto com tão bons olhos, que até acho que ao existirem equipas B, nós, FCP, não necessitaríamos mais de ter tanta gente emprestada e mais e melhor que isso, poderiamos ter um 1º Plantel (equipa A) mais reduzida, para 21/22 jogadores, tendo como elementos transitórios os jovens que iriam estar no plantel B, que a ver por este ano poderiam ser, Alex Sandro, Iturbe, Kelvin e Christian Atsu.

Agora, o nascimento destas equipas B's tem de ser com leis e regras muito precisas, pois caso contrário temos o caldo entornado e acabamos de vez com o jogador português, per se.

As regras devem ser claras e simples:
- 75% dos convocados para qualquer jogo, tem de deter nacionalidade portuguesa;
- não ser possível jogar nenhum jogador com mais de 23 anos feitos,  no dia inicial da competição.

Venho hoje tocar neste assunto, e disse-o que era mais global, porque apareceu hoje na imprensa, mais uma compra do nosso rival mais directo.

Ao todo já são 9 jovens, com idades inferiores a 18 anos, todos estrangeiros, e se estes jovens forem permitidos jogar todos na "B", então o jovem português está com graves problemas.

Pois se aquele clube o faz, todos os iram fazer e então teremos as equipas B cheios de estrangeiros de valor duvidoso, e os nossos jovens valores que vão acabando o percurso nos juniores são dispensados ou emprestados para outras andanças.

Para bem do futebol português, da própria selecção e da saúde financeira dos próprios clubes, é necessário a Liga "obrigar" a usarem 75% de portugueses nos 18 inscritos na ficha de jogo (basicamente é dizer que só se podem convocar 4 estrangeiros).

Sem comentários:

Enviar um comentário