terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FC Porto 0-0 Zenit - Mereciamos MUITO MUITO mais!

Antes de mais vamos a factos!

Facto 1: Empatamos e estamos fora da Liga dos Campeões, vamos assim para a Liga Europa, defender o troféu ganho o ano passado.

Facto 2: Vítor Pereira não tem o lugar mais em risco e temos uma equipa para ganhar tudo por onde andamos (finalmente).

Facto 3: Maicon é o novo lateral direito do Porto... este jogador que jogou hoje a defesa direito não dá qualquer hipótese, defensivamente, a Fucile e Sapunaru, e ofensivamente está a começar a ganhar confiança.

Facto 4: Moutinho é um maestro enorme e um jogador de uma disponibilidade imensa. Quando toda a equipa trabalha a defender e a atacar, emerge o talento nos dois momentos deste enorme médio que temos!!

Agora o jogo;

O Zenit tem excelentes jogadores, Internacionais de vários países, domina o campeonato russo, e dominou-nos na Rússia, tudo isto pode ser verdade, mas hoje, o Zenit fez lembrar qualquer equipa da 2ª divisão portuguesa, a defender dentro da baliza e a acabar o jogo sem uma única situação de perigo real, mesmo no final do jogo em que teve jogadas de potencial perigo em vantagem numérica, nunca fez nada de nada.

O Porto iniciou a combater no meio campo, o que levou ao seu dominio a partir dos 15 minutos de jogo, para mais não o perder.

O Zenit mantinha as linhas muito baixas a tentar arrancar em velocidade, mas a enorme velocidade e poder de reacção dos jogadores do Porto, essencialmente assim que a bola era passada para o meio campo, permitiu constantes interceptações da bola, ou o desafio da posse assim que um "russo" a recebia.

O Porto esteve sempre em controle da partida, criou algumas oportunidades mas não conseguiu marcar, ficando na retina o falhanço de James, à passagem do minuto 80, que daria a qualificação.

Ficamos por aqui, mas o certo é que esta nova táctica do VP, pode ser o que estávamos a precisar e apareceu a tempo.

Temos a equipa mais fechada, mais compacta, sempre a defender em bloco, não tem medo de recuar, os alas não permites que os laterais criem desequilíbrios, e no meio o espírito de combate e entre-ajuda é fantástico.

Destaques+++:
João Moutinho - Fantástico, brilhante, o homem do jogo. Ele está em todo o lado, tenta de tudo para furar a equipa adversário, e até remata com muito perigo. Muito bem João!
Maicon - Enorme jogo de Maicon, no panorama defensivo... nada passou, nada! E a nível ofensivo, esteve muito bem a dar apoio e linha de passe, e mesmo na procura do passe interior... para o cruzamento é que não é lateral, mas também não é preciso. Muito bem Maicon!
Rolando & Otamendi - Fantásticos! Ninguem chegou a saber que o Zenit podia atacar... podia?
Fernando - Este Fernando está muito, mas mesmo muito bom! As constantes recuperações de bola foram excelentes.
Álvaro Pereira - Muito pulmão, esteve bem na ajuda ofensiva constante, apenas os cruzamentos nunca encontraram ninguém.

Destaques---:
Hulk - Assim não Hulk! Nem no meio nem na ala. Cruzamentos bombeados não são cruzamentos Hulk, são bolas na área e isso é fácil para a defesa. Depois com um "caparro" desses, como é que vais ao chão contra aquele bando de maricas? VP tens de mandar o Hulk jogar mais e refilar menos.

Kleber - 45 minutos em campo, alguém deu por ele? Precisamos mesmo de um avançado para a velocidade... Éder?

Em suma, perdemos a qualificação, mas consolidamos uma equipa e táctica que apareceu com o Shaktar e tem vindo a ciementar-se... voltei a ter esperança e confiança nesta equipa.

Força rapazes que agora é para ganhar a Liga Europa!

6 comentários:

  1. Boas,

    Faltou-nos um danoninho, não gosto de vitorias morais, não contam para nada, mas realmente hoje tivemos atitude e determinação só faltou uma pontinha de sorte. Fizemos um bom jogo e só espero que seja o principio de grandes exibições. Como disse o Vitor Pereira não foi neste jogo que perdemos a qualificação.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Convenci-me ontem daquilo que já desconfiava há algum tempo: passaram as 2 piores equipas do grupo. Mesmo o Shaktar é bem melhor que o Zenit. Pelo menos vê-se futebol e não 10 tipos equipados a despachar a bola para a frente, a tentar encontrar um gajo de cabelo comprido, fita na cabeça e problemas de contenção urinária. Acho uma tremenda desilusão sermos arrumados por uma equipa daquelas, mas quem faz apenas 1 ponto contra uma equipa como o Appoel, não pode aspirar a mais. E convenhámos, pelo que fizemos nos jogos todos, não merecíamos passar á fase seguinte.
    Agora, é aproveitar o facto de termos ganho uma equipa e (talvez???!!!!) um teinador, para arrancarmos no campeonato e enfrentarmos a LE como candidatos, que é o que somos.
    Quanto á Taça da Cerveja, se nunca quisemos saber dela para nada, parece-me ridículo que este ano lhe demos mais importância apenas porque fomos arrumados da Taça de Portugal. É colocar os juniores a jogar e ponto final.
    Sábado há mais (espero que a lesão de Defour não seja grave)

    ResponderEliminar
  3. A eliminatória deveria ter sido decidida com os Cipriotas, agora é tempo de balanço de repensar o que correu mal e corrigir.

    Encontrar o caminho do sucesso e da glória, Somos Porto.

    http://tribunaportista.blogspot.com/2011/12/em-analise-fc-porto-0-0-zenit.html

    ResponderEliminar
  4. Exacto Tribuna!

    Se continuarmos a jogar com estes últimos 3 jogos, podemos atingir todos os troféus que estamos em competição.

    Acredito que mesmo com Manchester United e Valência na Liga Europa, podemos ganha-la novamente!

    ResponderEliminar
  5. E Manchester City... parece que continuamos na Liga dos Campeões... lol

    ResponderEliminar