domingo, 4 de dezembro de 2011

Ordenados em Atraso

Muito bem... para mim um tema muito quente mas foi confirmado em afirmações do nosso treinador de hóquei, Tó Neves, fica aqui a declaração que retiro de ojogo:
--------------------------------------------------------------------------------------------
"Recebemos um mês e acreditamos em quem gere o clube"

Após uma semana em que os ordenados em atraso nas modalidades do FC Porto foram notícia, Tó Neves comentou, pela primeira vez, a questão: "Foi difícil preparar esta partida, mas já tivemos boas notícias nesse âmbito. Já recebemos um mês. Houve dificuldades, mas que estão a ser ultrapassadas. Na véspera do jogo já houve boas notícias." O técnico do FC Porto sublinhou ainda: "Haverá crise em todo o lado. Eu e os jogadores estamos aqui para servir o clube e o clube tem de fazer o que tem acordado connosco." O treinador, concentrado num campeonato que quer ganhar pela 11ª vez consecutiva, assegurou: "Estamos tranquilos e acreditamos nas pessoas que estão a gerir o clube. Algumas dificuldades apareceram na preparação deste jogo, mas o importante é referir que muitos dos jogadores são do clube e são profissionais e todos estão sempre com muita vontade de ganhar." De resto, ontem, ao sair de Valongo, Tó Neves destacou "a alegria que os jogadores do FC Porto puseram no encontro", sugerindo o profissionalismo da sua equipa, mesmo em momentos mais complicados.
 --------------------------------------------------------------------------------------------
ISTO É INADMISSÍVEL!

Para quem não sabe, como eu não sabia, isto é fruto de falta de dinheiro no clube que é uma "empresa" à parte da SAD.

A SAD fica com 80% das receitas das receitas do clube, pois os 20% restantes não dão para pagar as despesas correntes.

Foi negociado já um empréstimo da SAD ao clube e a renegociação dos elementos de distribuição, ficando o clube com 25% das receitas.

Isto a nível comercial, parece muito bonito, mas para as pessoas que trabalham e tem os ordenados em atraso, não o é.

Ainda para mais para um clube, que dá lucro.

Eu sou apologista, como acreditei que estava, que os atletas das modalidades deveriam seguir o mesmo rumo na contabilidade interna que a equipa senior de futebol, ou seja, passarem para a alçada da SAD, e que o clube deveria receber somente 5%-10% das receitas, pois o que teria que fazer seria essencialmente, manutenção e pagamento da organização dos jogos.

Independentemente da solução apresentada e demasiada incompetência da administração, ou das pessoas, que deixaram isto chegar a divida de meses acumulados.

Para mim haveria motivo de despedimento ou corte salarial, e se não for possível, corte total nos bónus anuais e distribuição desses valores como subsidio extraordinário, aos atletas afectados.

A incompetência tem de ser castigada!


7 comentários:

  1. Boas João. Como sabes, sigo este blog desde que o divulgaste no "nosso" TM e quanto a este assunto convém esclarecer algumas coisas, que podes ou não saber. Aliás, acho que a maior parte das pessoas, portistas ou não, não o sabe.
    As modalidades amadoras do FCP são e não são do clube/Sad. Confusos? Passo a explicar.
    Há alguns anos atrás (10,15 não sei dizer com exactidão) o FCP tinha modalidades amadoras em práticamente todos os desportos e todas elas suportadas pelo clube. Tendo em conta que começou a haver notícias de ordenados em atraso na maior parte delas, a direcção do nosso clube tomou a decisão de que o futebol não podia nem devia suportar os custos das modalidades amadoras. Elas teriam de se autofinanciar com patrocinadores próprios, que teriam de ser angariados por dirigentes próprios ligados á modalidade e geridos por estes.
    Nesse âmbito, ficou decidido a partir daquela altura, que o FCP apenas cederia o nome, a sua exploração comercial e os espaços para a prática das modalidades, ficando tudo o resto como contratação de jogadores, treinadores ou ordenados da responsabilidade dos dirigentes de secção. Foi na sequência disto, aquando da constituição das SAD do futebol, que também foi criada uma SAD para o basquetebol e o andebol. Não sei se no Hoquéi aconteceu o mesmo mas julgo que sim.
    Portanto, tudo o que seja modalidade amadora, não está sob a alçada das finanças da SAD nem do clube, e sim sob alçada própria. Se te recordas, tivemos equipa de Voleibol também, que desapareceu nessa altura porque não conseguiram angariar patrocínios para continuar. O próprio andebol teve ordenados em atraso no ano anterior a ser campeão nacional ao fim de 18 anos, tendo o treinador da altura (julgo que o José Magalhães) saído do comando para tomar conta de toda a secção como dirigente, estando nesse cargo até aos dias de hoje.
    Por esta razão, é que ainda não temos uma equipa de futsal. No ano passado houve a forte possibilidade do FCP ter uma equipa de futsal fortíssima com o Cardinal incluído nela e o próprio Ricardinho, dispostos a regressarem a Portugal para jogarem no clube do coração. Os mentores da idéia tinham como o objectivo a compra da licença desportiva do Módicus, de Sandim, V.N. Gaia, equipa que participa no nacional da 1ª Divisão e a entrada directa do FCP no campeonato. Quando colocaram a hipótese ao FCP, a resposta foi positiva, disponibilizando imediatamente o Dragão Caixa para os jogos e treinos e o apoio necessário á afirmação da equipa, mas logo de seguida perguntaram aos mentores: quem iriam ser os patrocinadores e os dirigentes? Resposta: Direcção do FCP e patrocinadores arranjados por eles. Imediatamente disseram que não e que ficava fora de hipótese até que se autofinanciassem.
    Peço desculpa pelo longo post, mas concordando que é o nome do nosso clube que anda nos jornais e que a vergonha é nossa, era importante esclarecer que neste caso a direcção/sad neada tem a ver com o assunto e não se lhe pode assacar responsabilidades, sendo estas exclusivas da secção e dos seus dirigentes.
    Quanto aos casos Mangala/Defour a história é outra....

    Abraço e continuação de bom trabalho. ;)

    ResponderEliminar
  2. Não tinha conhecimento, de facto, sob essas sub-divisões, mas pelo que li da resolução deste problema, temos uma empresa SAD e um empresa clube.

    A empresa SAD, gere o futebol profissional os direitos de imagem, patrocínios e por aì adiante, dando 20% dessas receitas ao clube para que ele face frente a despesas de organização, modalidades amadoras, etc...

    O clube em si, encaixa directamente os patrocínios das modalidades amadores assim como direitos televisivos, bilheteira e tudo inerente a elas.

    Depois dentro do clube, é dividido por departamentos onde estas sub-receitas, entram para contas separadas.

    E digo isto, porque a SAD fez um empréstimo bancário ao Clube com juros de 6%, para acabar com estas dificuldades de tesouraria e não fez empréstimos ou multi-empréstimos a várias SAD's.

    Esse dinheiro, ao chegar ao clube, é dividido pelos vários departamentos para consolidação orçamental.

    Até aqui tudo bem... o que é inadmissível, é deixarem esta situação arrastar-se mais do que 1 mês, pois todos já sabiam deste problema no circuito interno desde o dia 1, e assim tem de se resolver logo as coisas e não deixar arrastar, daí a minha indignação para com esta situação.

    Daí também achar que os custos com o pessoal deveria passar para o âmbito da SAD, e o clube ficar com os custos de manutenção, deslocação e organização dos jogos, passando também uma boa parte da receita de patrocinadores /transmissões televisivas para a SAD, deixando assim de haver esta necessidade de estarmos a pagar 6% de juros à banca, por esta operação.

    ResponderEliminar
  3. Talvez o clube tenha poder de preferência ou decisão, sobre as secções das modalidades. E também não tinha conhecimento desse empréstimo. De facto, é triste que estas coisas saiam para a praça pública, mas a forma de gestão das modalidades tal como estão, parece-me o mais correcto. O futebol não pode andar a financiar todo o clube. Elas têm de ser auto suficientes e gerar patrocínios e receitas por meios próprios. Devia funcionar desta forma em todos os clubes.

    De qualquer das formas, digo-te que isto não é caso único no clube. O andebol tem também pelo menos 1 mês de atraso de ordenados. Apenas o basquetebol tem tudo em dia ou tinha até ao final do mês de Outubro.

    Esperemos por dias melhores

    ResponderEliminar
  4. eu concordo que as modalidades tenham de ser auto-financiadas, mas não se pode por em causa o ordenado dos atletas seja porque razão for.

    E pior ainda, é andar a pagar juros astronómicos à banca para resolver um problema interno, por causa da divisão administrativa das coisas. Isso é que não pode ser!

    Portanto, como disse, defendo que os custos com o pessoal das modalidades amadoras, passem para a SAD, e que esta proceda a uma avaliação continua dos gastos/proveitos de forma a rentabilizar a modalidade.

    Uma coisa que pouco vejo, por exemplo, é os nossos atletas campeões nacionais, em anúncios de publicidade... ah que fomentar esse mercado (entre outros), para tirar proveitos dos títulos alcançados.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo o que disseste menos com a parte dos ordenados. São pessoas que têm o direito de ser remuneradas pelo seu trabalho, mas que se não o estão a ser, devem pedir responsabilidades não á direcção/sad do FCP mas sim aos dirigentes da sua modalidade. Todos os atletas sabem os moldes em que é gerido o FCP a nível das modalidades amadoras. Se há falta de dinheiro, é porque houve mau planeamento por parte desses dirigentes ou alguém falhou com os compromissos assumidos.

    Abraço que agora vou-me preparar para arrancar para o Dragão ;)

    ResponderEliminar
  6. Se assim é, voltamos ao mesmo post, onde digo que os responsáveis tem de ser punidos com despedimento ou perda de bónus a distribuir pelos afectados.

    Porra pah! Morro de inveja de não o poder ir! Cá estarei pela televisão, a sofrer pelo nosso Porto!!!!

    Dá lá uns berros por mim!

    ResponderEliminar
  7. Bem dei...mas não foi suficiente. Merecíamos muito mais ontem, mas a qualificação foi perdida nos jogos com o Appoel. Agora vamos ser obrigados a ir ganhar a LE.

    ResponderEliminar