quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Shaktar Donetsk 0-2 FC Porto (Crónica e Vídeo)

Ora muito bem e antes de mais, garantimos hoje a Liga Europa e dependemos só de nós para continuarmos na Champions, o que quer dizer com isto, ganhar ao Zenit na última jornada do grupo.

Entramos em campo com a surpresa Djalma e com a surpresa Maicon, não que não tenha jogado a defesa direito nos últimos encontros, mas essencialmente, por ter ficado Fucile no banco. Hulk jogou a ponta de lança, relegando Kleber para o banco.

Em relação ao jogo, a 1ª parte entramos com uma equipa compacta, a tentarmos apenas pressionar os defesas, na fase de construção com Hulk e Defour, assim  que estes se aproximavam mais do meio do meio campo adversário, apenas para causar incomodo e não deixar eles criarem tão à vontade.

Nas alas, tanto Jámes como o Djalma, fechavam para criar tirar os flancos ao Shaktar, e isso foi amplamente conseguido.

Ora com isto conseguido, a equipa abriu o corredor central ao adversário, por onde consentimos uma série de boas oportunidades ao adversário, onde a mais perigosa foi um remate do Luiz Adriano ao poste, com Helton completamente batido, e com uma má abordagem ao lance de Rolando.



Hulk também teve uma boa oportunidade, onde a bola foi retirada em cima da linha de golo, por um defensor contrário.

Nesta 1ª parte, o nosso ataque foi uma nulidade, demonstrando uma falta de apoio incrível ao Hulk  e uma falta de velocidade tremenda, sendo frequente vermos os nossos jogadores, receberem a bola à frente, e mesmo que a jogada aconselhasse velocidade, a jogada era travada e rodava-se atrás.

E assim chegamos ao final da 1ª parte com a sorte do nosso lado.

Na segunda metade, entramos mais concentrados e a fechar melhor o meio, o que anulou o Shaktar, não que com isso tenhamos melhorado a nível ofensivo.

Ao passar dos 15-20 minutos de jogo, deu a sensação que o Shaktar "rebentou" fisicamente, e o bloco do meio campo subiu e começou a ter mais espaço para jogar.

Pouco tempo depois, viu-se finalmente, o FC Porto a procurar a velocidade e passes de rotura ou em profundidade, para Hulk trabalhar e que alguém o conseguisse auxiliar.

Nesta fase, o Shaktar tem mais uma jogada de enorme perigo (uma das únicas na segunda parte, senão mesmo a única), onde a bola rematada de fora da área, tabela em Rolando e obriga 1º Helton a uma defesa incrível, com um grau de elasticidade notável, levando a bola a embater no poste, e de seguida já no chão, consegue a proeza de afastar a bola com o seu pé esquerdo para canto, quando um dos avançados do Shaktar se preparava para capitalizar a recarga.

Ora, esta jogada fez a nossa equipa acreditar e a do Shaktar, praticamente deixar os braços cair.

A partir daqui só se viu Porto, e muito Moutinho no meio-campo, que com um passe a rasgar ao minuto 79, encontra Hulk em desmarcação de velocidade, e este isolado com o pé direito, atira para o fundo das redes.

Em cima do minuto 90, o Porto marcou o 2-0, com um autogolo de Rat, que mais não foi o carimbo da vitória.

Em suma, uma vitoria muito difícil, com bastante felicidade e onde tivemos um grau de eficácia elevado.

Tacticamente a equipa não foi brilhante, e na 1ª parte esteve muito mal a nível ofensivo, e a defender pela zona central.

Na segunda parte esta brecha foi resolvida, e a equipa esteve mais equilibrada.

Destaques +++:
- Helton - que foi muito grande na 1ª parte e ENORME no lance que acima referi. O Capitão que precisavamos.
- Moutinho - que além do passe que fez, trabalhou imenso e executou mais uma série de passes a rasgar de grande qualidade.
- Hulk - que muitas vezes sozinho naquela floresta de "ucranianos", conseguiu ganhar muitos lances e criar muito perigo.
- Maicon - A atacar não se viu, mas a defender fez imensas dobras e conseguiu cortes importantes.
- Defour - Deve ter saído completamente esgotado... eu fiquei cansado só de o ver naquela continuo vai e vem entre atacar o defesa e depois fechar novamente ao meio.

Destaques ---:
- Jámes - Muito lento e com dificuldade enorme de definir qualquer lance que fosse.
- Otamendi - Temos brincalhão... ganhar-se lances e depois perder-se a bola de forma idiota, não é bom para um Defesa Central, NUNCA.
- Rolando... andou aos papeis com o Luiz Adriano durante muito tempo, até acertar foi um mar de sustos. Depois lá acertou e vivemos um pouco mais sossegados. Está na altura de Otamendi-Mangala serem testados não?

E é isto... vitória por 2-0, muito importante e aqui claramente, o resultado é que era importante conseguir, e foi com esse espírito que o Vítor Pereira montou a equipa, vamos agora ver se isto é um despertar para algo interessante ou somente uma acto isolado na depressão que tem sido o nosso jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário