terça-feira, 15 de novembro de 2011

Situação Económica - Futuro

Como já abordei aqui, a situação do FC Porto económica tem o seu quê de preocupante, apesar de estar confiante na acção da SAD.

Mas vamos assumir, que teremos que ter maior contenção daqui para a frente, para não por em causa a saúde financeira do nosso clube, então que fazer?

Como abordei aqui, num olhar sobre o que fazer neste mercado de Janeiro, penso que seria o que se deveria fazer daqui para a frente.



22 Jogadores, 2 para cada posição e o restante dos Sub-19.

Para mais, para o ano as equipas B deverão ser uma realidade, portanto jogadores como Ivo Pinto, Kelvin, Atsu, Tiago Ferreira, Sérgio Oliveira, Lupeta, Kanu entre outros, poderiam ter minutos num campeonato profissional (Liga Orangina) e estarem prontos para integrar a equipa A.

Se a experiência da equipa B começa-se a ser positiva, poderíamos reduzir em 80% o numero de emprestados, e os jovens passarem dos Sub-19 para os B's com a hipótese de serem sempre chamados à equipa A e se aì não demonstrassem valor, então seriam dispensados.

É claro que o plantel da equipa B, seria aproveitado para rodar os jogadores que não são convocados com tanta frequência para terem tempo de jogo e/ou adaptarem-se ao futebol português o mais rapidamente possível, como é o caso actual de Iturbe, Alex Sandro e mesmo Maicon.

Deste modo manteríamos os nossos atletas disponíveis para representar a equipa principal, e baixaríamos os custos com salários, já que variadíssimos atletas seriam jovens com ordenados mais baixos.

Penso que um plantel entre 40-42 elementos, para ambas as equipas A e B seriam mais que suficiente, sendo que vários desses elementos poderiam já ser os mais promissores Sub-19, para ganharem algum tempo de jogo.

A politica de empréstimos, deveria ser apenas mantida quanto a mim, para quem além de assegurar o pagamento dos salários dos atletas, ainda nos compensasses financeiramente com a cedência dos mesmo.

Penso que assim poderíamos reduzir os custos com o pessoal de uma forma muito grande, mantendo o talento disponível para uso na equipa principal.

Mas lá está... é preciso é existir equipas B e ainda vou abordar esse tema mais a fundo no decorrer da semana.

1 comentário:

  1. Concordo com o que foi escrito.

    Apenas acrescentaria o seguinte:

    - Que as Equipas B sirvam para se apostar fortemente na Formação de jovens Atletas e não para se contratarem jogadores de qualidade duvidosa mas que dão direito a chorudas Comissões;

    - A SAD, para além de ter de baixar alguns ordenados a certos Atletas, deveria baixar também alguns dos exagerados ordenados dos seus Administradores;

    - Que o FC Porto volte á velha estratégia de comprar barato e vender caro;

    - Que se deixe de contratar Jogadores cujo seu passe tenha o valor de 13 Milhões mas que o Clube Azul e Branco tenha de pagar 16 Milhões porque 3 Milhões são para Comissões.

    De resto estou de acordo com o o que foi escrito, pois gerir um Clube e uma SAD de um Clube não é o mesmo que gerir uma mercearia (com todo o respeito que eu tenha por estes Comeciantes).

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar