sábado, 25 de agosto de 2012

FC Porto 4-0 Vitória Guimarães ou a arte de ganhar a passo

Vitória folgada da equipa portista, mas muito enganadora da qualidade de jogo, mas comecemos do início.

O FC Porto entrou em campo com muita velocidade e pressão alta, o que possibilitou 15 minutos infernais para o Vitória, culminado com o golo de Lucho ao minuto 15, num remate de ressaca  de fora da área.

A partir desse momento, houve um desacelerar da equipa, muito por obra da pressão que deixou de ser tão alta.

No inicio da segunda parte, a equipa do Porto entrou à "Gil-Vicente" ou seja, lento, lentinho, parado sem que com isso tenhamos nunca ter perdido o domínio do jogo, no entanto o Vitória subiu e conseguiu alguns remates e até um remate de canto perigoso.

No entanto, e numa jogada de insistência, Hulk manda uma "bomba" de fora da área e acabou com o jogo.

Depois foi apenas o fechar do jogo com o "bis" de Lucho e o golo de Jackson Martinez num penalty sobre Moutinho.

Notas de destaque:
- Ritmo nos primeiro 15 minutos;
- Alex Sandro e Atsu, que fizeram uma esquerda infernal para os adversários;
- Lucho que fez um bom jogo coroado com 2 golos, no entanto mostrou mais uma vez que não é um 10.
- Hulk, esteve muito forte e marcou um bom golo mas correu quilometros
- Fernando, dezenas(centenas?) de recuperações de bola a encurtar sempre as intenções vimaranenses.
- James... 15 minutos em campo de verdadeiro 10! Mostrou a Lucho como se joga naquela posição... tem de melhorar obviamente aspectos defensivos mas é assim que se joga naquela posição e a equipa ganhou logo outra dinâmica, apesar do vitória já estar de rastos nessa altura, portanto não se pode avaliar com toda a certeza.

Notas Negativas:
O ritmo depois do 1-0 é mau demais... a equipa deixou de pressionar e mesmo quando recuperava a bola era tudo feito lentinho... parecia que ninguém dava velocidade e só mesmo Atsu, Hulk e Alex Sandro tentavam esse ponto
- Fernando e Moutinho na imposição de passes continuo... tantos passes curtos estes dois falharam hoje
- Jackson Martinez, no dar soluções para passe ou cruzamento... claramente falta ainda entrosamento a Jackson Martinez, quando é necessário causar uma rotura rápida ao mesmo tempo que um colega seu está a fazer um movimento (finta, arrancada, etc...) para fazer essa assistência. Isto necessita de treino Sr. Treinador.
- Vítor Pereira nas substituições... foram feitas a 15 minutos do fim e Varela entrou a 10... isto não é altura para se meter jogadores como James, principalmente quando Lucho já tinha dado o "berro" à 10/15 minutos atrás. Atenção a isto que se pode perder jogos assim, no entanto VP esteve bem a finalmente meter James a jogar onde deve... a 10.

Em suma, foi um jogo pachorrento depois dos 15 minutos  iniciais coisa que não pode voltar a acontecer... a táctica à Vítor Pereira só pode ser usada depois da equipa estar a ganhar por 2-0... com esse resultado o adversário tem de subir e então a coisa fica controlada.

2 comentários:

  1. Boas,

    Acabaram as ferias !!!

    Se duvidas existissem sobre VP, Lucho, Moutinho, Hulk Atsu, e o resto da equipa, a exibição do Campeão deita por terra os detractores.
    Contra factos não ha argumentos, VP mexeu na equipa, sairam Miguel Lopes, Mangala e James e acertou na mouche. Para quem gosta de futebol esgte é um jogo para ver e rever e foi um prazer assistir á magnifica exibição do PORTO.
    Se mantivermos esta bitola, esta exigência e esta dedicação temos certamente um futuro risonho.

    Gostei, Gostei, Gostei muito !!!

    PS - duas jornadas dois penaltis não marcados

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como vez pela minha crónica, discordo em absoluto que tenha sido uma grande exibição pois não o foi... foi um jogo igual ao do GIl Vicente mas com 15 minutos inicias de bom futebol nosso que culminou no 1-0 e foi só isso.

      Depois aproveitamos o desanimo do Vitória que após o 2-0 que caiu do céu meio aos trambolhões, desapareceu do jogo.

      No entanto, basta corrigir a questão da entrada no jogo rápido e levar isso até ao 2-0 e temos equipa... enquanto isso não acontecer, vamos ter muitos dissabores na mesma.

      Eliminar