segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O problema táctico de Vitor Pereira

Posse de bola, posse de bola e mais posse de bola... esta é a táctica de Vítor Pereira e tem uma virtude directa... rouba a bola à equipa adversária e sem bola não se marcam golos.

No entanto também fica demasiado exposto a contra-golpes pelos adversários, devido ao excesso de largura usado em campo.

O FC Porto 2012/2013 e depois de 3 jogos oficiais, mantém a sua génese de como acabou a época... muita posse e pouca velocidade... viu-se com a Académica, Gil Vicente e 75 minutos contra o Guimarães.

A grande questão é: E isto é mau? Não propriamente... torna o jogo pastoso e difícil de se ver mas tem benefícios, especialmente se VP e os seus jogadores aprenderem a correr antes de descansar.

No jogo com o Guimarães vimos velocidade, pressão alta, recuperações em zonas avançadas do terreno e o adversário a mandar bolas para a frente nos primeiros 15 minutos de jogo... um completo sufoco.

Isto é possível durar o jogo todo? Não, não o é mas tem de durar mais do que 15 minutos, ou melhor... tem de durar mais que o primeiro golo.

A táctica de Vítor Pereira, a de posse, é uma táctica de controle das operações que resulta a 100% quando a equipa está a ganhar confortavelmente e foi o que aconteceu com o Guimarães que depois de sofrer o 2-0, numa altura em que estávamos a andar algo pressionados, a posse e rotação de bola com os jogadores vimaranenses obrigados a correr atrás da bola, abriu brechas por tudo o que era lado.

Portanto, VP tem aqui entre mãos o ideal... agora é só "obrigar" os jogadores a darem o litro e lembrar-lhes que podem dar tudo, pois os colegas que estão no banco, são de categoria.

Um outro erro de Vítor Pereira nesta partida, foi obrigar os jogadores a estarem demasiado tempo em campo... quando se efectua pressão alta é necessário que exista qualidade no banco, para por volta dos 60-65m entrar em campo e dar continuidade e nós temos essa profundidade, portanto é usa-la nessa altura para a equipa não perder força e não depois do minuto 75 que é para queimar tempo e pouco mais

Sem comentários:

Enviar um comentário