quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Mito dos 22 Jogadores de qualidade idêntica

Uma resolvo abordar um assunto que parece que nada tem a haver com o FCP, mas pelo contrário, tudo tem a haver connosco, que é o "famoso" mito dos 22 Jogadores de qualidade idêntica, ou os 2 de qualidade idêntica por posição.

Ora, como todos sabemos por experiência e não só nossa, mas por esse mundo fora, todas as equipas mantém um 11 base ao qual rodam com mais 3 ou 4 jogadores de forma permanente sendo que os restantes são para emergências, para irem entrando ou para jogarem em jogos menos "importantes", exactamente como tem de ser.

Então é qual a razão disto?

1ª A componente financeira;
Não existe capacidade, em nenhum plantel do mundo, para pagar a 22 titulares.

2ª A componente desportiva;
Imaginem ter o plantel da nossa selecção do Euro, por exemplo, e tentar gerir os egos de quem ficaria no banco ou não convocado, jogo após jogo.

3ª A componente balneário;
Seria impossível controlar um balneário ou somente lá entrar, pois o clima seria de se cortar à faca, com grupos e grupinhos e muito gente altamente insatisfeita.

Portanto e voltando à nossa realidade FCP, seria impossível ter uma coisa assim e daí o meu post de ontem, relativo ao Álvaro Pereira e Alex Sandro.

Uma equipa da nossa dimensão tem de ter:
- um 11 Base: Helton, Danilo, Maicon, Otamendi, Alex Sandro, Moutinho, Lucho, Fernando, James, Hulk, Jackson;
- Jogadores a lutar pelo 11: Varela, Miguel Lopes
- Jovens de grande potencial que estão a evoluir e sabem disso: Mangala, Atsu, Abdoulay Ba, Iturbe, Kelvin, Fabiano, Kadú. Kleber
- Suplentes óbvios e úteis e sabem que é para isso que lá estão: Djalma, Defour, Castro, Janko

O que não pode ter são jogadores que foram/são grandes e com "nome", que perderam a titularidade, seja porque motivo for e neste caso temos 2: Álvaro Pereira e Rolando.

Estes são os que podem destabilizar um grupo, exactamente por ter a mesma qualidade dos seus colegas, mas estarem/"poderem vir" a ser preteridos de forma constante.

Um plantel é isto mesmo que o FCP preparou para esta época, tendo essencialmente especial atenção ao futuro e aos jovens com valor, que esses são os que se esperam poder estar à altura e dizer presente quando os actuais 11 base, tiverem que sair por venda ou fora de forma, que essencialmente foi o que aconteceu com Rolando<-> Maicon e Álvaro Pereira<->Alex Sandro, no decorrer da época passada.

P.S.: Estes nomes são os que pertence actualmente ao plantel, sendo certo que nem todos permaneceram e que até novos elementos podem entrar, sem com isso se alterar os fundamentos da análise.

Sem comentários:

Enviar um comentário