domingo, 27 de novembro de 2011

FC PORTO 3-2 SC Braga (Crónica e Vídeo)

Antes de mais, quero dizer que o nosso Porto está e volta mas não é o mesmo Porto do AVB ou do VP até Donestk, mas já lá vou.

O resultado é tremendamente enganador, já que o Braga quase não existiu em campo, e só marcou 2 golos ao cair do pano por pura displicência defensiva e por um erro (mais um) táctico-estratégico de Vítor Pereira, mas ganhamos, jogamos para isso e, acima de tudo, merecemos!

O Porto iniciou com a mesma equipa que jogou na CL, com  Maicon na direita, Defour como médio de pressão, Djalma numa ala e Hulk como ponta de lança.

Nos primeiros 20-25 minutos, houve muita entrega de parte a parte, e pouco futebol sendo um jogo de luta a meio-campo.

Ora, foi aqui que se viu o novo Porto! Claramente, o Porto ficou mais humilde, e deixou o 4-3-3 para trás... assumimos na Ucrânia e hoje foi mais claro, estamos a jogar em 4-1-4-1 em linha baixa, quer isto  dizer que os alas agora são médios ala, e fecham muito mais para saírem depois em velocidade. Estes alas ambos tem função de também fechar mais a meio, para tornar a equipa compacta.

Esta mudança estratégica, tem como impacto directo menos remates à baliza, mas mais qualidade nas transições ofensivas, muita posse devido à rápida recuperação da bola e também uma equipa mais curta e mais fechada. Agora é ver se com as equipas mais pequenas conseguimos por isto a resultar.

A mudança também implica que ficamos com um avançado mais rápido, mais forte e mais imprevisível e com alas que fecham melhor e com mais qualidade.

Voltando ao jogo, depois dos 25 minutos, o Porto dominou praticamente até final, não dando asas ao Braga.

O golo apareceu por Hulk, quando rondava o minuto 37, num grande cabeceamento a cruzamento de Jámes.

Aos 64 minutos, dá-se o erro táctico de Vítor Pereira ao tirar Defour e colocar Souza em campo.

Ora saindo Defour e não entrando Belushi, alteramos para dois trincos e pior que isso, foi ter avançado Moutinho para 1º médio de pressão.

Com esta mudança, o Braga voltou o jogo, apesar de curiosamente quem marcou fomos nós, com um golo de Hulk "à Hulk"! Decorria o minuto 78.

Pouco tempo depois, Hulk marcou o 3º inacreditavelmente anulado por fora de jogo... existem decisões polémicas, esta foi de roubo completo mesmo.

Mesmo assim o Porto marcou de novo aos 82, por Kleber, depois de mais 1 jogada à Hulk!

O jogo acabou aqui e o relaxamento tomou conta da equipa, e isso, acrescentado à falta de rotina dos 2 trincos fez o resto.

Aos 88 minutos, depois de uma falha inacreditável dos 2 trincos, a deixarem quilómetros para os jogadores do Braga jogarem no meio, sem pressão, um grande passe acaba por "obrigar" Hulk a fazer penalty, que existiu sem qualquer duvida.

Depois Maicon voltou a falhar e a lateral facilmente para um cruzamento atrasado acabar por estabelecer o 3-2 final.

Destaques++++
Hulk - Claramente o homem do jogo... sem qualquer sombra de duvida.
Moutinho - O médio equilibra a equipa, lança ataques, recupera bolas.. enfim até cansa!
Fernando - O nosso Polvo com um jogo à Polvo!
Defour - Muito bom jogo, se o Braga não existiu durante grande parte do jogo deveu-se a ele.
Vitor Pereira - Pela nossa abordagem táctico-estratégico do Porto. Somos mais curtos com menos pressão alta, mas mais muito mais seguros e consistentes.

Destaques-----

Vítor Pereira - Ia acabando com a equipa com a substituição de Defour. Se achava que o belga estava cansado lançava Bellushi ou o Souza para a primeira linha de pressão, e não tirar o Belga e o Moutinho do equilíbrio. Abre os olhos pah! e deixa de fazer tristezas destas!
Displicência - O jogo estava resolvido mas não acabado. É necessário embutir nos jogadores o queres de sempre mais 1, essencialmente para não se perder a sobriedade defensiva.
Jámes - Evitei em coloca-lo aqui pois até fez uma assistência, mas nada lhe saí actualmente... nem uma finta, nem um passe, nem uma combinação...nada! Rapaz... nós gostamos e acreditamos em ti... é ir para cima deles como o teu ídolo o CR7 e mais ao lado como o Hulk.. treina com ele e aprende, que só tens a ganhar com isso.

E pronto, vitória e mais importante, uma boa exibição! SOMOS PORTO dentro da 4 linhas de novo!

1-0 Hulk 37'

2-0 Hulk 78'

3-0 Kleber 82'

3-1 Lima (Penalty) 89'

3-2 Lima 90'+1

2 comentários:

  1. caríssimo João,

    sucintamente: foi uma enorme vitória (do) Incrível ;)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Hulk magnífico, acompanhado pelos restantes mosqueteiros do FCP, com destaque para Derfour que começa a ganhar a preponderância nesta nova equipa.

    http://portodragoinfire.blogspot.com/

    ResponderEliminar