domingo, 12 de agosto de 2012

Tondela 2-2 FC Porto B

Ponto prévio, foi um jogo entretido mas temos muita gente que nunca jogará na equipa A.

Segundo ponto... numa equipa B, Rui Gomes fez apenas 1 substituição... a equipa B é para os jovens jogarem Rui.

Agora o jogo... o Tondela entrou bem mas o Porto B consegui superiorizar-se pouco depois chegando ao golo por Dellatorre e podia ter chegado ao 2-0 por Sebá, que acertou na trave.

Pouco depois, o Tondela tem um jogador bem expulso, pois Sebá ia isolado e é o momento do jogo pois a equipa do Porto B desapareceu, até pareceu que a expulsão foi ao contrário.

O Tondela cresceu com 10 jogadores e chegou ao empate a fechar a 1ª parte com um incrível erro de Stefanovic e à vantagem à abrir a segunda.

Depois recuou e deu mais campo ao Porto B para jogar e o empate chegou por Dellatorre novamente, num excelente trabalho dentro da área.

Até final, o Tondela voltou a subir e o Porto B voltou a abanar, acabando o Tondela em cima do Porto B á procura do 3º Golo.

As análises aos jogadores, vamos começar pelos maiores flops... Stefanovic é o maior deles... um GR com reflexos mas é horrível com os pés um susto a sair a cruzamentos e é inacreditavelmente mau a sair aos cantos... mesmo muito mau!

David Bruno é um péssimo jogador e continua a mostrar isso a cada jogo que joga... péssima abordagem aos lances, péssimo posicionamento, horrível nas decisões.

Mikel, só sabe usar o corpo e estar bem posicionado... agora quando tem de jogar à bola e fazer passes para criar jogo, é horrível.

3 jogadores que não terão futuro no FCP de certeza.

Depois, tivemos Edu que esteve muito mal;
Sérgio Oliveira que esteve um pouco melhor mas também muito mal;
Vitor Luis que tem um bom pé esquerdo para os livres e defensivamente foi competente, mas falta mais ofensivamente;
Tiago Ferreira e Zé António estiveram regulares;
Sebá, andou muito ausente do jogo mas quando decidiu pegar nele a coisa animou e muito;
Fábio Martins, teve bons pormenores na 1ª parte, mas depois desapareceu por completo na segunda... deveria ter saído por volta do minuto 60 para entrar o Fred Maciel.
Dellatorre, trabalha e tem bons pés. Marcou 2 golos e foi por isso mesmo, o homem do jogo.
Vion, entrou para animar as hostes e dar luta à defesa do Tondela, mas depois de uma entrada em que apareceu em alguns lances, rapidamente desapareceu no marasmo.

Tozé entrou aos 89 minutos, portanto não se entende essa substituição.

Vion entrou para o lugar de Sérgio Oliveira o que para mim foi estranhissimo, pois estavamos a jogar contra 10 e ficamos com um meio campo de 2 jogadores... Edú e Mikel, que não sabe fazer um  passe... percebo que Rui Gomes quisesse manter os equilíbrios com Mikel, mas não pode deixar Edú, que estava a fazer um jogo fraco, sozinho a arcar com as despesas da criação toda. Eu teria tirado Mikel e metido Tomás Podstawski, ao intervalo para acrescentar pezinhos ao meio-campo.

2-2, não foi bom não foi mau, foi assim-assim.

Daquilo que vi, penso termos melhores jogadores no banco do que os que jogaram... para mim e no próximo jogo entrariam Eloi ou Kadu para a baliza, Diogo para DD, gostaria de ver Mbola a DE a tempo inteiro e talvez Pedro Moreira ao lado do Sérgio Oliveira (se o Pedro Moreira não foi emprestado entretanto).

Também me parece, se realmente chegou o Nana Poku para o ataque, que o Vion deveria ser emprestado a uma equipa onde pudesse jogar com regularidade, que aqui o Dellatorre não irá dar muito espaço de manobra a ninguém.

5 comentários:

  1. Com esse tipo de comentários derrotistas deves ser mouro...
    Os jovens do Porto B fizeram um excelente jogo para a primeira vez que jogaram na 2 liga, uma liga muito agressiva e equilibrada; sónquem não tem conhecimento pode tecer esse tipo de comentários .
    Stefanovic é um jogador muito seguro, apenas falhou uma vez num passe com os pés; Devid Bruno é um jogador extremamente inteligente com um sentido posicionamento incrível e uma capacidade de passe invulgar, o futuro n 2 do FC Porto; Edu fez um jogo regular, controlou bem o meio campo.
    Somos Porto!
    Queremos atitudes positivas, não atitudes derrotistas como o tipo de comentários que têm sido apanágio deste blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se bem reparas-te eu apontei jogadores que já são experientes na segunda liga e de quem se espera bastante mais para chegar à equipa principal e que mais ainda já os tinha colocado algumas reservas aquando do jogo com o Celta B.

      Stefanovic falhou imensos passes com os pés, para além de ter calculado quase todas as saídas a cantos mal, uma delas deu o 1-0.

      David Bruno errou imensas vezes no contexto posicional... nunca sabia exactamente se devia estar mais acima ou a dar linha de passe ao central/médio que estava em posse e frequentemente subia em demasia, deixando o 9 do Tondela fazer o que queria e mesmo em marcação, o 9 do Tondela levou a melhor imensas vezes. Se tem alguma qualidade... tem, mas nunca irá representar o FCP A.

      Edu tem um bom sentido posicional, sem qualquer dúvida nenhuma, agora é nas decisões de passe e nos timings que a coisa estraga toda... se ele pode melhorar... pode e vai, mas Edu não se sabe ainda o que pode dar.

      Quanto ao ultimo comentário, eu não estou aqui para ter atitudes derrotistas ou vitoriosas... isso é para antes dos jogos e para incentivar. À posterior faz-se análises e se a semana passada os elogiei como um todo, hoje não o posso fazer pois muitos deles estiveram verdadeiramente mal e isso vê-se no resultado... qual seria a minha justificação para empatarmos com uma equipa que subiu este ano de divisão e esteve mais de 60minutos a jogar com 10 e a perder 1-0?

      Eliminar
  2. Estás a ser um bocadinho mauzinho.

    Concordo quando reclamas com a ausencia de substituições, concordo quando dizes que há ali muita malta que nunca jogará pela A, mas não precisas de espremer os putos dessa maneira.

    Grande malta daquele pessoal fez a estreia num jogo mais a sério. E o maior pormenor em que se viu isso hoje foi após a expulsão, em que não souberam manter o ritmo e começaram a jogar com o pensamento do "já está ganho."

    O David Bruno fez um jogo razoável, dado que subiu de rendimento na 2ª parte, dando alguma profundidade ao flanco antes e depois do 2º golo.

    O Mikel tem tanto de Fernando como de Bynia/Javi Garcia. Se o treinador souber extrair a parte boa e ele se souber controlar, pode vir a ser um jogador com futuro. (pelo menos a nível de I Liga)

    O Stefanovic, parece-me um pouco como o Kralj, tanto faz muito bom como faz m*rda da grossa. Prefiro não alongar-me muito até porque estava a gostar da sua exibição, já de olho no mau jogo de pés e digo para mim mesmo, "falta saber como é a sair-se dos postes" e nesse mesmo instante, canto e 1-1.

    Não gostei muito do Vitor Luis, estou tambem curioso com o Mbola.
    Os centrais estiveram, tal como disseste regulares.

    O meio campo esteve mauzinho, o Edu parece-me bom jogador, pega na bola de peito feito dá uns passos com ela e... lateraliza o jogo ou... passa para trás. O Sergio Oliveira ou mete calma na sua própria cabeça ou para o ano está fora do clube.

    O Fábio Martins, como disseste e bem, 1ª parte muito boa, irreverente e desapareceu por completo na 2ª. Não percebo aguentou tanto tempo em campo.

    O Sebá tem mesmo tiques de Hulk, vê-se que temos jogador ali, mas verdade seja dita, não fez nada. Falhou dois golos que talvez outro qualquer teria marcado, pelo menos um. Esperemos que não haja vacas sagradas na equipa.

    O Dellatorre é craque, resta saber se vai conseguir finalmente explodir para o futebol.

    O Vion, se não me engano, ainda pode jogar pelos juniores (ou estou errado?) caso sim, ele pode alternar entre a B e os juniores, caso contrário, o Rui Gomes vai ter que arranjar forma de dar minutos aos jogadores, porque potencial ele tem, e ser emprestado nao é solução. Ele precisa de ficar no clube e jogar, apenas isso.

    O Tozé nem sei se tocou na bola, não vale a pena por isso fazer comentário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revejo-me bastante no que escreves-te aqui, a minha preocupação em relação ao David Bruno é que este já é o segundo ano da Liga de Honra (assim como o Edú) e continua a ter falhas muito "infantis". Poderá ser por estar a seguir demasiado as ordens do treinador com medo de falhar (quando o treinador diz a um lateral para subir não é sempre é quando dá para o fazer sem comprometer a posse de bola ou linhas de passe)? Pode ser mas vamos sendo o segundo ano de Liga de Honra, fico preocupado. Não vejo mesmo potencial para a equipa A.

      O Mikel tenho receio que seja muito mais Binya que Fernando, mas pode ser que ainda possa ser moldado. Verdade seja dita, Fernando tem agora muito melhores pés do que quando começou a jogar a trinco e o Mikel tem apenas 19 anos.

      O Stevanovic sei que foi para dar mais "idade" à baliza e experiência mas temos um promissor GR (Kadu) e quis acreditar que o Stevanovic fosse mesmo mais uma opção caso precisássemos para a A... depois deste jogo e se precisasses de um GR para sentar no banco, preferia ter o Kadu ao Stevanovic.

      Em relação ao Sebá e ao Fábio, fiquei com uma sensação completa que eles não se entenderam com os laterais... quase não me recordo de uma troca de bola com eles... os laterais com os médios centro sim e os alas com eles e mesmo com o Dellatorre também mas entre alas e laterais, houve muito pouco... a rever.

      O Vion, é uma preocupação minha pois acho que ele já não pode jogar pelos juniores se bem me lembro.

      Eliminar
  3. Sinceramente só alguém que não viu o jogo ontem pode dizer que o Stefanovic só cometeu um erro. Os 2 golos acontecem devido a saídas miseráveis dele e outros lances houveram semelhantes ao longo do jogo que não deram golo por acaso. Prova disso é que as maiores oportunidades do Tondela aconteceram em lances de bola parada. É verdade que faz 2 grandes defesas a remates de longe na 1ª parte, mas isso só não chega. Não percebo como Kadu é o 3º GR da equipa A e suplente na B, já para não falar que me parece bem melhor que ele.

    Em relação aos restantes jogadores, não me vou alongar muito porque foi o primeiro jogo a sério que muitos fizeram nos seniores. E quem conhece como funcionam os nosso campeonatos das camadas jovens, sabe bem como o choque pode ser tremendo. Entraram muito bem em jogo, fizeram 1 golo e podiam ter feito mais 2 ou 3 (lembro-me do remate á barra do Sebá e da bola pelo meio das pernas do GR do Fábio Martins que um defesa corta em cima da linha) mas depois da expulsão perdemo-nos por falta de experiência. Pensaram que o jogo ia ser mais fácil e deixaram de colocar intensidade, perdendo o meio campo. Depois aquele golo do empate abana qualquer equipa pela forma como acontece e os putos ficaram á nora. Para piorar tudo, no início da 2ª parte sofrem outro golo que não lembra ao Diabo. Gostei da resposta que deram nos último 15m chegando ao empate e criando ocasiões para marcar o 3º.

    Devo no entanto realçar no meio disto tudo, que o Rui Gomes também não transmitiu a segurança que devia aos miúdos. A perder 2-1 desde os 47m e com mais um em campo, só tem uma coisa a fazer: ou retira um dos DC e coloca o Vion ao lado do Delatorre ou tira o Mikel e faz o mesmo, porque não se compreende uma equipa jogar com 4 defesas e um trinco contra um adversário que tinha apenas um homem na frente e o resto na defesa. O Tozé deveria também ter entrado mais cedo ou para o lugar do Sérgio Oliveira que já tinha um amarelo ou para o lugar do Fábio Martins que desapareceu depois do intervalo.

    Foi o 1º jogo e há muito para melhorar mas estou convencido que temos uma boa base para evoluirmos.

    P.S: Depois de ver que o Kelvin e o Iturbe não foram convocados para a Supertaça, fiquei desiludido por não os ter visto em campo ontem na equipa B.

    ResponderEliminar