segunda-feira, 30 de julho de 2012

Algumas notas técnico-tácticas

Alguns de vocês. que me visitam, podem pensar que quando critico tão fortemente a vertente táctica de Vitor Pereira, que estou só a delirar por um mau resultado ou um mau jogo, o que não poderia estar mais longe da verdade.

Vítor Pereira tem muitas falhas e é um técnico limitadíssimo e altamente incompetente.

Consegue estragar jogadores a um ritmo diabólico (Fucile, Sapunaru, Álvaro Pereira, Bellushi, Iturbe(?), Kleber(?)), e a sua disciplina é ZERO! (mesmo tendo por trás a estrutura do FC Porto.

Mas o pior disso, é a única ideia táctico que tem para o Porto...

Meter uma equipa a jogar em posse, tem muito que se lhe diga, assim como qualquer outra situação táctica.

O parte mais importante de organizar o processo ofensivo, é a preparação para a perda de bola... aì se perdem muitos jogos. Uma equipa desequilibrada nunca chega a lado nenhum e o táctica que o Porto usa é altamente desequilibrado, para esmiucemos a táctica;

No processo ofensivo, Vítor Pereira que exactamente o seguinte:

- Que os laterais subam até meio do meio campo ofensivo, subindo depois mais acima, o lateral onde se estiver a realizar a jogada, para dar apoio.

- Que os Centrais descaiam cada um para o seu lado, para ficarem entre a linha que normalmente ocupam e a posição que o lateral normalmente está, para cobrirem as costas aos laterais.

- Que os extremos convergem mais para o meio(mais ou menos no bico da Grande Área), para dar espaço aos laterais de ocuparem a linha e mais 1 linha de passe aos médios mais centrais.

- que 1 dos médios (normalmente Lucho) ocupe uma posição atrás do Ponta de Lança, para tabelar e tentar servir o Ponta ou simplesmente ser mais um ponto de rotação de bola.

- Que os dois médios façam um bloco de rotação de bola atrás da posição que o Lucho ocupa, sendo que normalmente toma a posse do jogo e sobe mais, para fazer a troca de bola com um dos extremos ou com Lucho ou com o ponta de Lança.

Este é o nosso desenho ofensivo constante e único, visto que nunca tentamos transições rápidas ou jogadas de roptura... É um jogo lento e previsível e com elevado tempo de organização.

Vantagens:
- Empurra a outra equipa para trás, obrigando-a a defender num bloco baixo.
- Garante espaço para rotação da bola.

Desvantagens:
- Ataque previsivel e sempre contra uma defesa organizada;
- Exposição de altíssimo risco a contra ataques e a passes de ruptura;
- Excesso de largura para recuperação defensiva;
- Muito propensão para perda de bola.

 Portanto, as desvantagens superam as vantagens por muito então porque raio não insistimos nesta única forma de jogar?




8 comentários:

  1. Ou és o FCP_INVICTUS ou foste plagiado no forum do portal dos dragoes no topico do VP

    ResponderEliminar
  2. oi?!? Não sou o Invictus não... onde viste isso? link?

    ResponderEliminar
  3. deves ter a mania que percebes... o problema do VP é que a direcçao quer muito dinheiro por aqueles que andam ai contrariados e querem sair. o futebol ´de posse´ é o mesmo que o AVB tinha programado para o porto. mas pronto, como estamos ainda no inicio e normal ja comecarem as criticas, no final andas caladinho como muitos que andam por ai.

    ResponderEliminar
  4. tu deves ter a mania que és burro... à espera! és mesmo burro!

    1º Desde que o VP deixou de merecer o beneficio da dúvida que o critico e ataco, por incompetência não é comigo.

    2º Ainda tive a esperança que esta época fosse inteligente e alterna-se os estilos tácticos, mas não.

    3º Não estamos no inicio não... estamos na continuação do ano passado e o estilo de jogo é exactamente o mesmo e a merda vai ser exactamente a mesma... quando levarmos na boca à grande na Champions depois vem para os blogs chorar...

    4º O Futebol de "posse" do AVB nada tem a haver com o futebol de "posse" do VP... conceitos completamente diferentes na rotação de bola e movimentação ofensiva, mas nem vou gastar tempo, com alguém que diz que é exactamente igual e nem sequer se identifica, pois claramente não sabe minimamente do que está a falar

    ResponderEliminar
  5. escusas de ficar nervoso que eu nao te insultei...se calhar devias era inscrever-te naqueles programas de tv e fazias concorrencia ao freitas lobo.

    o que vale é que neste campeonato todos sao incompetentes e o VP consegue ser o menos incompetente pois foi campeao e vai ser outra vez este ano.
    E nem o vou comparar com o AVB pois todos sabemos que nao tem nada a ver, mas vou apoia-lo ate ao fim pois é um grd portista e acho que tem o minimo de competencia para fazer novamente o porto campeao.

    e qd dizes 'Este é o nosso desenho ofensivo constante e único, visto que nunca tentamos transições rápidas ou jogadas de roptura', o que achava AVB sobre isto? penso que deves saber.

    Ass: Ricardo Amorim ( nao me identifiquei pois nao tenho conta em lado nenhum, e tu aqui es como eu, um mero comentador de blogs)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O AVB sobre isso tinha mais duas opções... transcrição rápida em abertura de alas e suporte defensivo com Fernando a fechar a perda recuado para 3º central e subindo os 2 laterais.

      Com o AVB, os alas davam largura ao ataque e não fechavam para dar rotação de bola ao centro.

      Com o AVB, os laterais atacavam em velocidade, para o cruzamento e não para serem mais um ponto de passagem e rotação de bola.

      Com o AVB, a perda de bola estava sempre protegida, no mínimo por 4 jogadores e assim que se perdia a bola havia pressão imediata sobre a perda, e a defesa ficava equilibrada com 2 centrais, 1 lateral e o trinco.

      Com o AVB a equipa procurava tanto posse, na maioria das vezes, mas variava com lançamento longo da defesa para as costas dos oponentes, com passes de ruptura para o médio mais ofensivo, pois os alas abriam e criavam buracos desses, entre outros movimentos mais velocistas.

      Tudo isso era AVB, VP não é nada disso

      Muita coisa era diferente com o AVB e basta olhares para os 5-0 para perceberes que com VP não chegaríamos a eles, pois VP não permite que a equipa faça muito dos movimentos que nos levaram a eles.

      Chama-se a isso táctica, e VP tem a sua, só que esta táctica resulta para o campeonatezinho local, onde se domina o jogo e não nos precisamos de nos preocupar em lutar muito pela posse da bola... jogos europeus e com as galinhas, o galo pia de outra maneira.

      Basicamente, é o problema de não termos competição interna e as galinhas terem um treinador bem melhor que o nosso tacticamente, mas incapaz de liderar grupos ou de gerir capacidades físicas e momentos de forma.

      E como já o disse várias vezes, VP não ganhou o campeonato limitou-se a deixar os outros perder...

      E outra coisa... aqui nada tenho contra VP... simplesmente se a equipa joga bem é elogiado se joga mal é criticado, e enquanto esse senhor lá andar e não conseguir fazer 5 jogos bons em 10, então não passará daquilo que o é... um treinador medíocre a dar cabo de uma equipa de milhões carregada de jogadores internacionais, que ou se treinam à parte ou são mal tratados, como nunca jamais aconteceu no FCP, na quantidade actual.

      Eliminar
  6. como dizia AVB "a exacerbaçao do tactico acaba por limitar as qualidades dos jogadores". Dava liberdade aos jogadores pois isso sim, é que causa desiquilibrios, futebol real nao é como jogar Football Manager. Ele tinha o seu modelo como o VP tem, como o barca e chelsea o têm, mas todos baseados num sistema de posse com aspectos tacticos diferentes pois as equipas tem jogadores diferentes e as tacticas tambem sao feitas em funçao deles.
    Se reparares AVB tinha uma equipa diferente, com vontade de triunfar e recuperar o titulo perdido. Tinha se calhar o melhor finalizador do mundo que resolveu muitos jogos, mesmo com o porto a jogar pessimamente. Tinha o A.Pereira com vontade de jogar a bola e assistir com cruzamentos o falcao, tinha tambem o belluschi e guarin em grd forma a desiquilibrar no meio.
    Com VP tudo ficou diferente, pois o mercado mexeu com a cabeça de muitos que ja se achavam os maiores e que ja tinham ganho tudo. Perdeu o falcao e ficou so com o kleber que nem uma bola segura em condicoes. Rolando, Alvaro, Fernando, Belluschi, Guarin nao queriam jogar no porto. por isso é que so se viu Porto na segunda volta e mais pro final, quando alguma coisa tinha que ser feita.
    E quando falas em "equipa de milhoes e internacionais que ou se treinam a parte ou sao mal tratados", quanto a isso so te peço para recuares nas tuas memorias e recordades o ano pos Mourinho, onde houve tres treinadores e nenhum se aguentou, onde houve um L.fabiano que foi despachado no final de epoca e um C.Alberto que parecia um jogador do Leiria.
    Por isso acho que o futebol nao se resume á tactica mas sim a um conjunto de muitos factores.

    Ricardo Amorim

    ResponderEliminar
  7. Claro que o Futebol é um conjunto de muitos factores como é óbvio e isto não é futebol manager.

    E depois respondeste-te a ti próprio quando disseste e muito bem "depois de AVB" e em seguida "depois de Mourinho"...

    Numa equipa de topo como o FCP ou tens um líder ou tens um meco... tiveste alguns grandes treinadores e lideres no FCP... Mourinho, AVB, CO Adrianse, Artur Jorge, etc... foram treinadores, lideres e comandantes de homens.

    Depois tens estas coisas como Vítor Pereira ou mesmo o Jesualdo Ferreira, que era muito limitados tacticamente e de lideres não tinham nada, mas tem uma estrutura forte por trás que lhes dá toda a força e suporte necessário, para ganharem internamente e levarem porrada a torto e a direito na Europa.

    ResponderEliminar